quinta-feira, outubro 27, 2005

Diário de Viagem I

distance to destination 3863
time to destination 4:47
time at destination 10:57
ground speed 890
altitude 11000
outside air temperature -51º C


Olhando para o mapa estou algures entre a Irlanda e a costa Norte do EUA. E aqui para nós: Chega! São qualquer coisa como seis da tarde em Lisboa e eu estou a voar desde as 7 da matina com uma pequena interrupção de duas horas no aeroporto de Frankfurt. Sim, é verdade, ninguém vai para a Europa central para depois andar novamente tudo para trás, sobrevoando o Atlântico quatro horas e meia depois de ter saído de Lisboa.

Andar de avião é para mim como um dia de chuva. Horas e horas fechada sem [cigarros] saber muito bem o que fazer… pega num livro, muda de canal, escolhe outro CD, vai à estante buscar um DVD, passa pelo frigorífico para trazer um gelado [e já agora um maço de cigarros], enquanto se passa na despensa para ir buscar umas gomas. Com a vantagem que mesmo nos dias de chuva podemos sempre fugir a qualquer altura para onde nos apetecer. Ou acender um cigarro e ficar a ver o fumo a esbater-se no ar.

Aqui não há fuga possível. Morro de tédio. Desde que estou sentada nesta cadeira já gastei umas quantas páginas d’”Os Outros” do Martin Amis, almocei [cigarros] enquanto via o Mr. & Mrs. Smith – que é mau, muito mau, mas que compensa por ter dois dos actores com uma sensualidade tão evidente, que transmitem uma energia sexual quase palpável [cigarros] – já preenchi os papéis para me deixarem entrar nos States, tendo o cuidado de responder correctamente às perguntas sobre doenças transmissível (ontem estivesse no largo do Carmo a dar milho aos pombos, será relevante?), se já fui traficante de droga [ganzas, as ganzas levam tabaco] ou se estou ligada a qualquer tipo de práticas terroristas ou, quiçá, relacionada com as actividades Nazis entre 1933 e 1945.

Depois dos pontos altos da viagem, confesso que estou sem saber o que fazer. O Martin continua aqui ao meu lado, mas agora que tenho todo o tempo do mundo (e mais algum) para ler, simplesmente não me apetece. Seria preocupante se não fosse assim com tudo na vida, o desejo de ter o que não posso e o desconsolo, quando o objecto do desejo é alcançado, de perceber que “é-só-isto”. Dormir também era bom, sempre se queimavam [cigarros] umas milhas sem dar por elas…

Distance to destination 3422
Time to destination 4:14
Time at destination 11:30
Ground speed 870
Altitude 11000
Outside air temperature -48º C

Sem comentários: