segunda-feira, agosto 13, 2007

Sorrindo

- Meus senhores muito boa noite. É um prazer vê-los por aqui, porque é sinal que estamos todos bem. Desejo-lhes uma boa viagem até cascais e que nos possamos encontrar mais vezes porque é sinal que continuamos vivos. Eu não sou um doente de sida nem tenho quatro filhos para alimentar. Sou apenas um sem abrigo. Podia roubar para ganhar dinheiro, ganhava mais de certeza. Mas depois a polícia vinha a correr atrás de mim e, como eu já não corro muito, se calhar não me compensava. Por isso, decidi vender acendedores eléctricos para o fogão e....

Não sei quantos anos tinha, uns 50 talvez mas a idade de um sem abrigo é difícil de calcular. Os acendedores, em forma de fósforo, eram engraçados, mas na verdade não preciso de nada do género. Mas achei-lhe piada. Tinha pago o bilhete de comboio e estava a fazer pela vida, cheio de nove horas e excelentíssimos senhores. Um empreendedor.

Hesitei, mas lá acabei por decidir que se não lhe dava negócio, pelo menos um sorriso ele tinha conquistado com tanta lábia. Quando passou por mim, lá lhe sorri. E ele, feliz, até me mostrou os dentes.

Não sei qual de nós terá ficado mais contente. Mas agora que penso nisso percebo que, pelo menos um de nós, não irá hoje dormir em cima de um cartão. Será que o meu sorriso o vai ajudar a aquecer?

3 comentários:

Anónimo disse...

Ui...que história! Sem palavras!
É realmente uma pena que um sorriso não aqueça à noite....seria bem mais fácil!
Parabéns pelo blog...excelente ideia!

Carrie disse...

Muito bom!

Blackbird disse...

Já vezes e vezes que já ouvi essa mesma introdução.

E o que lhe aconteceu, já me aconteceu algumas vezes...

Abraço