quinta-feira, junho 28, 2007

Porque vivo há seis meses na anormalidade [ii]

Ao fim de dois meses já tinha percebido porque é que os ex-fumadores se tornam fundamentalistas. Se eu não ‘posso’ fumar, porque raio podem as outras pessoas? Os sublinhados no texto do Pulido Valente traduzem a minha angústia diária.

Ao início, principalmente à noite, sofria sozinha. O cigarro também é uma companhia. Quantas vezes não repeti esta ideia quando me perguntavam como estava a correr… No trabalho, e curiosamente, foi onde me angustiou menos a ausência. Coincidiu com a abolição da sala de fumo. Longe da vista, longe do coração. Torna-se mais fácil quando não vemos que outros continuam a usufruir desse imenso prazer. Percebi por esses dias que associo mais facilmente o cigarro a momentos de lazer, de pausa, de descontracção, do que [como seria de esperar] a momentos de stress. Talvez por isso as férias tenham sido um verdadeiro tormento. As pessoas fumam muito. Passam a vida de cigarro na mão. Também é verdade que os únicos momentos em que achei que não ia resistir foram alturas de stress. Terça-feira de manhã… levantei-me da cadeira em frente à câmara e supliquei à R. [que entretanto deixou de fumar] que me desse um cigarro, enquanto as lágrimas começavam a rolar pela cara a baixo. Não havia cigarros no pasquim. E a vida continuou.

Passaram seis meses. Não passa um dia, uma hora, em que não sinta vontade de acender um cigarro. Não fumo porque não quero. Mas sofro diariamente [muito!] com isso.

4 comentários:

Isa disse...

eu aguentei 6 meses. não acho nada que um gajo não consiga escrever sem cigarros, escrevi posts hilariantes, outros nem tanto que o deixar deprime pra cacete, e trabalho em casa, completamente sozinha. Deixar é facílimo o difícil é manter. à noite, sim, custava muuuuuuito... força mulher, continua.

j santos disse...

Poder dizer ..."Não fumo"... é um prazer. Opinião de ex-fumador. Também posso afirmar que o único prazer sem dor é o prazer de uma boa acção.
Acho que "no mais e menos da vida" essa decisão vai resultar no resultado muito positivo. Força.

Unknown disse...

Eu já deixei há um ano e meio e por vezes também me apetece imenso um cigarro, mas sei que se pegar num, a probabilidade de voltar ao vício é gigantesca. Para além disso, todas as pessoas que voltaram a fumar dizem que o primeiro cigarro sabe muito mal!!! :)

jocasipe disse...

... ok. pronto. depois deste post vou ali (comprar um macito de cigarros) e já venho. (não dá para resistir).