sábado, junho 23, 2007

Sozinha em casa

Dizem-me muitas vezes, os meus amigos que vivem acompanhados, que não há nada melhor que uma tarde, uma noite que seja, passada na solidão do lar, em frente à televisão ou com um bom livro na mão; com o comando à disposição e o frigorífico cheio. Sem mais ninguém.

Eu tenho dificuldades em perceber este modo de estar. Não é que me atormente estar sozinha, mas descobri que não sei estar muito tempo sozinha em casa. Se chego e o sol ainda não se pôs lá ando eu às aranhas, a pensar como posso ocupar o tempo. E esforço-me por não ir para a cama às nove e meia porque sei que é cedo demais e que essa decisão me trará consequências na manhã seguinte.

Hoje é um desses dias, de solidão em casa. Não cheguei há muito tempo, mas o suficiente para não saber onde pôr as mãos. Vim agora ao computador para ver as horas passar. Mas nem sei o que faça a seguir, porque não tenho nada para comer - só umas cerejas - e não me apetece ver televisão sozinha. Tenho ainda a possibilidade de ler, mas tenho de começar um livro novo e não sei qual escolher.

É curioso como nunca estamos contentes com o que temos. Quantos não dariam tudo para estar, por esta hora, sozinhos em casa? Eu, porém, sinto-me assim como um cão abandonado, sem nada para ocupar o tempo, sem vontade de pensar nisso...

Estar sozinho em casa não é o mesmo que estar só, mas às vezes confunde-se.

9 comentários:

PP disse...

É verdade muitas vezes confunde-se e por isso qd estamos assim há que ligar aos amigos..combinar um café, um cinema ou então fazer algo pendente nem que seja uma atitude futil como ir às compras... Para situações futuras há que arranjar actividades pra fazer como inscrevermo-nos num curso de linguas, num ginasio ou noutro curso q gostemos.. Ah e nada como combinar jantares em casa com os amigos 1 vez por mês.

Isto se a solidão incomodar muito.. ;)

Anne Marie disse...

Olá!
Compreendo perfeitamente o que escreves... mas também penso que temos mesmo de fazer um esforço para nos activarmos e sairmos de uma estranha inércia incapacitante que não nos permite aproveitar o que temos. Quem não tem tempo, lastima-se, quem tem tempo a mais, lastima-se...
Talvez a solução seja mesmo tirar à sorte e começar o livro X ou ir ao cinema ou ao teatro, mesmo só... se os pensamentos aparecem circulares e non-stop, há que colocá-los em banho maria e... agir e viver...
Um beijo! Melhores dias vêm aí, com sol e bom tempo!

Anónimo disse...

aprender a estar só, é talvez das lições mais árduas da vida. às vezes dizem-me: mas porque não me telefonaste?

parece simples?

Anónimo disse...

não sabes como eu te compreendo.. junta a isso a ausencia de televisão e uma necessidade gigantesca de estudar, mas a mesma inercia.. o mesmo (des)animo.. e também o frigorífico vazio..

Soraiadodot disse...

É bom estarmos sozinhos qd sabemos que temos a melhor companhia que alguém pode pedir, nós próprios!
Pior é estarmos rodeados de gente e sentirmo-nos sós...às vezes essa solidão é bem mais desesperante!
No entanto, naqueles momentos mais silenciosos e em que a casa parece vazia demais nada como ir a algum sitio que nos traga boas recordaçoes=)

Margaret disse...

ai cm t compreendo... dp n nos apetecer ir as compras p ter comer em casa... e sentimo-nos desprezadas pelo mundo.

Pitucha disse...

Ambiciono esses momentos: sozinha em casa, com um livro na mão!
Porque, à força de querer evitar esses momentos tece-se uma tal teia de contactos sociais que depois nos preenchem demais a agenda. Que prazer quando, finalmente, se consegue estar sozinha em casa!
Aorei o blogue.
Beijos

Anónimo disse...

Cada momento de solidão, para mim, é uma benção. A solidão só é uma boa companhia, quando se é solitária (não sózinha) por opção.

Anónimo disse...

Eu não gosto de estar sozinha... A verdade prefiro pedir delivery de comida e convidar a alguma amiga.
As vezes que fiquei sozinha sempre liguei a alguém ou fui a algum lugar com pessoas.