sexta-feira, dezembro 01, 2006

Casados de Fresco

Noto que os casamentos duram menos tempo. Noto que as pessoas se preocupam menos com a família, com a pessoa que escolheram; noto que o 'toda a vida' já não faz sentido.

Na minha profissão, mas na sociedade em geral, as pessoas casam-se, de facto, mas pouco tempo depois, um ou dois anos, estão separadas. É como se estivessem sempre casadas de fresco, porque nem dão tempo ao casamento para parecer mais velho, para haver bodas de qualquer coisa, para haver filhos a crescer com os pais juntos, para haver sogras contentes com as noras que tão bem lhes tratam os filhos.

Fico sempre triste perante uma separação ou um divórcio. Fico sempre abalada quando vejo uma curta relação acabar. Sem mais nem menos. A paixão que marca estes namoros ou casamentos acaba como se nunca tivesse existido. As pessoas deixam de falar umas com as outras e vai tudo por água abaixo... ninguém faz um segundo esforço, ninguém dá uma segunda oportunidade, ninguém luta para mantar uma relação que até pode estar hoje errada e amanhã dar certo. Tudo ao contrário da geração dos nossos pais, quando até seria recomendável o divórcio. Agora não há razões para ficar. Somos tão independentes quanto distantes, frios e imperturbáveis.

Gosto de ver casais felizes. Até acho piada aos que têm filhos e continuam a ser felizes. Gosto ainda mais dos que sabem separar as águas e têm vida própria para além da casa, do emprego, da família.

Mas cada vez conheço menos casos. E tenho pena.
Se alguém quiser partilhar um final feliz...
Só para voltar a acreditar.

7 comentários:

Leão da Lezíria disse...

Samantha, o final não sei. Mas acho que é por causa disso, de estar sempre a pensar que o final nunca está garantido, que o presente é ... bem, tu sabes!

Anónimo disse...

És enfermeira no SFX, n és? ;)

a dona da gata disse...

Sou jornalista. E só fui enfermeira aos 5 anos quando me mascarei, no Carnaval. Estava linda, de capa negra e tudo.

ana disse...

Este é um assunto que me preocupa tremendamente. As pessoas são cada vez menos tolerantes umas com as outras e não sei precisar se há maior tolerância por parte dos homens ou das mulheres... E depois, há as prioridades e aí a família (ele ou ela mais filhos)deveria vir sempre em primeiro lugar e muitas vezes isso não acontece.

Anónimo disse...

Bem ...concordo plenamente! Tb quero acreditar...mas realmente o panorama tenta-me convencer do contrário.

Quanto a divórcios....digo o resto no meu blog.

Acredita Samanhtha...vale a pena!

Anónimo disse...

Uma relação implica tempo e nos dias q correm as pessoas querem resultados imediatos, queixam-se sempre de não terem tempo nem para elas próprias. Casam porque é "o passo lógico" na relação e não porque se amam perdidamente. Separam-se porque lutar por uma relação custa muito e a vida é curta. Mas ainda conheço casais felizes e outros que só os vi felizes depois de separados. Com final à vista ou não, as relações são para ser positivas (com altos e baixos claro), e acho que o pior não é a frieza com que se tratam as relações a 2, mas sim ver relações que se mantêm por hábito ou comodismo.

JPS disse...

O "Para Sempre" é a atitude correcta quando se casa.

Mas não tem de ser necessáriamente assim e as separações fazem parte das relações, como a morte faz parte da vida.