terça-feira, abril 03, 2007

O meu amigo casou-se...

Casou-se com outro amigo - depois namorado e noivo - e agora marido. Foi o meu primeiro evento homossexual. E não me pareceu, em nada, diferente das outras festas de casamento a que já fui. E se tenho experiência...

Eu sou católica e tenho, pelo casamento, um respeito acima da média, até porque fui obrigada a divorciar-me quando, o que eu queria mesmo, era uma vida feliz para sempre. Agora, a felicidade começa a surgir, mas foi interrompida num momento em que eu não queria vê-la partir. Mas isso faz agora parte do passado... - Eu casei por amor. O meu amigo também. E o noivo do meu amigo idém. Por isso nada me transtornou estar neste evento, pós-casamento à séria, sem véu e grinalda - mas isso nem eu quis levar - mas como manda a lei. Pelo menos, uma certa lei.

Lamento que por cá ainda não possam casar-se, os homossexuais. Parece-me que o conceito de família está já arrastado e desfigurado pelos heterosexuais, e não será por causa do casamento entre dois homens ou entre duas mulheres que as coisas vão piorar. Naturalmente prezo a família, e lamento que a família não preze o amor. A família do meu amigo não olhou tanto ao amor e à felicidade do noivo, antes se afeiçoou a comportamentos antigos e a conservadores que, nos nossos dias, não podem fazer sentido.

O marido do meu amigo é um doce. Tem um sorriso apaixonado, nota-se que gosta mesmo dele, dá-lhe a mão carinhosamente e enche-o de boas surpresas. O meu amigo é mais feliz desde que estão juntos. E o que me interessa é ver o meu amigo feliz. O meu amigo também muda, quando quem está do outro lado é o agora marido. Torna-se mais confiante, mais positivo, mais alegre. E ouviram-se gargalhadas na festa de casamento. Eram as dele. Sem preconceitos.

O meu amigo às vezes passa por aqui, por este blog. Não sei se vai ver este post, desta vez. Mas se o vir, eu quero que ele saiba que me orgulho dele, da coragem que teve, do arrojo e da teimosia. Orgulho-me dele porque não desistiu de um sonho que surgiu assim, ao de leve, e foi crescendo como possibilidade séria. Eles concretizaram um sonho que muitos não conseguem nem imaginar. Eu achei a festa bonita e a troca de votos muito singular. Nenhum se calava e os discursos foram de amor eterno. Eu acredito nisso e quero senti-los bem. Um com o outro. Com a sociedade. Com quem os rodeia.

Pela minha parte, tanto me faz que as alianças sejam de ouro branco ou amarelo. Tanto me faz que sejam ambas de tamanhos grandes e que caibam nos dedos de dois homens. Importa-me apenas que saibam o que estão a fazer. E essa consciência, viu-se.

14 comentários:

Maariah_r disse...

Então para o teu amigo que às vezes passa aqui pelo blog desejo-lhe felicidades.

Peg solo disse...

belo post!
parabens aos noivos! =)

Xana disse...

Eu sei sentir orgulho quando um amigo nosso homossexual assume a sua preferencia!!
Tenho uma amiga que também é tenho muito orgulho nela porque não se esconde nem tenta viver uma vida que não é a dela!!

Parabéns aos noivos!!

El-Gee disse...

Nao estou nada de acordo com voces.

E acho que faz falta que quem nao está o manifeste tambem.

Ha que assumir opinioes sem ter medo de ouvir um "conservador!!", "preconceituoso!"

Sou totalmente tolerante - aliás, ainda melhor, indiferente - perante o amor entre qualquer tipo de ser humano, seja de que sexo for.

Por mim, ate se pode fazer amor com caes, desde que eles consintam.

Mas nao. Para mim, nao faz sentido a uniao de facto entre homossexuais, por razoes essencialmente biologicas.

Penso que as vantagens - fiscais? - de um casamento sao para os casais, para as familias. As familias criam-se pela natureza. E por natureza, dois seres do mesmo sexo nao se podem reproduzir.

Logo, nao vejo razao para se casarem. Para provarem o amor um pelo outro? Sim

Mas para beneficiar do estatuto de casados? para constituir familia? Como? Acaso conseguem gerar um feto?

Ou pretendem adoptar? Jamais.

Jamais.

Porem, que se amem. Que se juntem. Que festejem. Sou, tambem eu, o primeiro a aplaudir a coragem, porque sei que é dificil.

Amor. É irrebativel o amor.

Espero que esse casal se ame muito.

Porem, espero que nunca adopte nenhuma criança.

Chamem-me conservador. Preconceituoso.

Neste caso, considerarei um elogio e uma ode à natureza.

Anónimo disse...

El-Gee, conheço-te de passares no meu blog e acho que as palavras que descrevem a tua forma de pensar (que obviamente respeito!)não pasam pelo conservadorismo ou preconceito. Os tempos mudaram, as pessoas mudaram, deixaram de ter medo. Todos fazemos coisas que os nossos pais ou avós eram incapazes de fazer. Alguém deu o primeiro passo. O casamento entre pessoas do mesmo sexo, inicialmente, vai ser sempre mais difícil e capaz de provocar um estigma aos pioneiros, depois disso já ninguém nota. A tua geração é de mudança em muitos aspectos e a incapacidade de permitir ou condenar a realização um desejo porque não é comum (casamento entre homossexuais) leva-me a pensar que és retrógado, mais que outra coisa. Por favor não vejas isto como uma crítica destrutiva! É apenas uma troca de ideias.

Viva os noivos! Hip, hip, hurra! ;)

vera disse...

muitas felicidades aos noivos :)

El-Gee disse...

Poisoned Apple,

Nao levo minimamente a mal, acho que nao me insultaste.

Porem, acho que nao tens razao. Para dizer que os tempos mudaram, ha que sustentar isso com a mudança de mentalidade de toda uma geração. Eu penso que a maioria das pessoas da nossa geração nao olham com bons olhos o casamento entre homossexuais.

Podes chamar a isso conservadorismo, se assumires que o Mundo caminha para o casamento entre homossexuais, ou preconceito se considerares que a opiniao das pessoas que se opoem é desinformada.

Porem, eu diria que, hoje, opor-se ao casamento entre pessoas do mesmo sexo nao é ser preconceituoso nem conservador.

Porem, admito que sim. Penso que nao é uma definição cientifica.

(Seja como for, nao considero um defeito ser conservador: a sociedade move-se com forças progressistas em oposicao às que gostam de manter as coisas como sao. Hoje em dia, parece que ser conservador e tentar manter valores em que se acredita é um defeito. Eu acho que é uma qualidade, muitas vezes.)

Por isso, à excepção do "retrógrado" acho que nao me insultaste.

Posto que nao considero ser retrógrado defender que o casamento é entre pessoas de sexos diferentes (aliás, como se pode ver pela vida sexual de todos os animais que nao os homens e os caes), lavo de mim esse insulto.

Ainda sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo: so para tu veres que eu acho que nao é um tema temporal, mas sim biologico e intemporal: eu acho que nunca deveria ser permitido e que nao tem nada a ver com pais nem avós.

Tem a ver com o que eu considero ser a ordem natural das coisas e da vida.

Mas, como disse acima e volto a frisar, (e aqui penso que me livro do epiteto de preconceituoso) estou perfeitamente a vontade para que pessoas do mesmo sexo se amem.

Acho estranhissimo, mas admito com todo o a vontade.

É como te digo: por mim, uma pessoa até se pode apaixonar por uma árvore ou por um parafuso, que me é igual.

Até se podem beijar a minha frente.

El-Gee disse...

PS: em relacao a coragem e a dar o primeiro passo, estamos de acordo e acho q ja o disse acima - penso que os noivos homossexuais sao pessoas de muita muita coragem.

teresa.com disse...

realmente o importante é querer :)
basta isso (ou pelo menos nalguns casos...)

Anónimo disse...

Samantha,


Só o que está morto não muda.

(Último verso do meu poema MUDE, que você um dia publicou aqui).


Todo amor tem que ser livre.


abraços, flores, estrelas..

MC disse...

Bonito post.
Ainda um pouco estranho mas cada dia menos.
Gostos não se discutem.
E consciencias também não.

Maria Papoila disse...

O meu melhor amigo, quase um irmão, tem a tarefa difícil de ser homossexual em Portugal. Ainda não encontrou um amor tão poderoso como o teu amigo,mas espero que isso venha a acontecer o mais depressa possível, porque só o quero ver feliz e talvez soltar uma lágrima no casamento dele, tal como ele soltou no meu!

BlueAngel aka LN disse...

O mundo é pequeno e o dos blogs tb. Penso que sei de quem falas neste post, pq conheço quem tb tenha estado nesse casamento! Felicidades aos noivos é o que importa aqui!

Mia disse...

Até me arrepiei! Post muito bonito e sincero!
Felicidades aos noivos e para ti, que és uma amiga excepcional! :)