sábado, abril 07, 2007

Páscoa

Eu acredito que Ele ressuscitou. Parto desse princípio. Muitas vezes, na minha vida, é a Ele que recorro a pedir mais prudência, melhor consciência, um caminho que não encontro. Sei que parte de mim, porque Ele está comigo. Acredito nisso todos os dias da minha vida, mesmo naqueles mais traiçoeiros, mais tristes, menos dados a crenças.

Eu não cumpro todos os preceitos da religião católica. Nem sequer vou à Missa todos os domingos. Já lá vai o tempo em que participava em dois coros e assistia a duas missas por semana; dava catequese, assistia à reunião semanal do grupo de jovens, tinha iniciativas e participava nas dos outros. Já lá vai o tempo... não muito, mas o suficiente para me sentir afastada dos Homens daquela Igreja onde cresci. Não de Deus, mas dos Homens.

Muitos não sabem mas a Páscoa é, para os católicos, mais importante que o Natal. E o facto de ser menos comercial também ajuda a vivê-la de uma forma mais sensata, serena, com os olhos postos na verdade em que acreditamos. O Natal celebra o nascimento, a Páscoa a Resssureição. E só Cristo Ressuscitou ou teve o poder de dar a vida a outros. De novo.

Anda por aí um livro que dita o fim da fé. Ainda não o li mas tenho alguma curiosidade em lê-lo. Na Mesa do Café, blog aqui do lado, anda a ser fervorosamente discutido. E por católicos, sei-o eu. Não tenho ainda opinião sobre o autor nem sobre o livro, dado que não os conheço, mas, à partida, acredito que a fé não morreu. Talvez as práticas estejam a descrescer, mas a fé, para os que sabem o que ela significa, mantém-se segura.

Eu acredito na Páscoa, no terceiro dia, na Ressureição. E é nesta forma de pensar que vivo os meus dias. Porque a morte, só por si, não me diz nada.

4 comentários:

Maria disse...

Boa Páscoa Samantha ^-^


[há muito tempo que não lia o vosso, teu, blog]

LurdesMartins disse...

Engraçado... cada dia que passa simpatizo mais com a Samantha, mesmo sem a conhecer... (acho que já o disse, revejo-me em muito do que aqui leio!).
Espero que tenhas tido uma Santa Páscoa!
Beijinhos

bolha nos pés disse...

Não estás sozinha nem no percurso católico (prático vs fé), nem nas convicções sobre a Igreja. A Igreja é feita de homens e "eles não sabem o que fazem" muitas das vezes. O importante é a fé e como ela influencia a nossa atitude. =)

lucie disse...

Ouvi um dia se quisermos eliminar os problemas teriamos que eliminar os homens e simplesmente isso não podemos fazer, resta-nos adaptarmo-nos à igreja que temos e discutir e refilar quando não achamos certo! Primeiro Amar depois podemos fazer o que quisermos!

Gosto muito de cá vir visitar!
*Lucie