sábado, abril 28, 2007

Memórias

Irrita-me a capacidade que tenho de me lembrar de coisas perfeitamente inúteis. Espaço desperdiçado num disco rígido de dimensão limitada. Nunca sei o que é realmente importante. Ainda me lembro do nome dos irmãos do meu primeiro namorado (eram seis!) e já não os vejo há mais de quinze anos. Nunca me lembro que a Miranda têm medo de cobras, faço comentários despropositados enquanto fazemos uma caminhada por entre ervas altas e mando-lhe vídeos com cobras. Vejo como se fosse hoje o B. no dia em que o conheci, o que me disse. Nunca sei o nome do presidente da CGD ou de muitas das minhas empresas xpto. Lembro-me do que vestia no meu primeiro encontro com o S.. Nunca fui capaz de me lembrar do filme que vimos, por muito que ele fale dos actores e do argumento, por muito que goste de cinema. Sei quando vi o L. pela primeira vez, a meio de um cigarro fumado à pressa entre duas perguntas de uma frequência de direito político. Não me lembro de uma linha da sebenta dessa mesma cadeira. Lembro-me Lembro-me da primeira vez que vi a Charlotte, há oito anos. Não me lembro da sensação de pegar pela primeira vez no F., dois palmos de gente engelhada que hoje recordo por fotografias. Nunca me lembro do nome do meu orientador de tese. Lembro-me como se fosse hoje de uma mensagem recebida a caminho da Comporta num dia de chuva. Falava de ópera. E depois há as memórias olfactivas. As piores de todas. São tramadas. Apanham-me de surpresa. Desarmada...

2 comentários:

Maria Papoila disse...

Olá!
Passo por aqui de vez em quando, mas desta vez resolvi deixar um comentário, porque tenho o mesmo problema, lembro-me sempre de coisas inúteis!
Quanto aos cheiros, é melhor nem falar. Então se for o cheiro ao perfume "Opium" misturado com cigarros, estou tramada!

Anónimo disse...

Eu cá lembro-me que não tinhas lume!? (falha de memória?...)


(esta cena da "word verification" parece um teste oftalmológico... será fruto de algum estudo ultra-secreto de multinacionais produtoras de óculos!... ou algum projecto maquiavélico destinado a fazer-nos zarolhos para depois nos impigirem os seus produtos?...hummm...)