segunda-feira, maio 21, 2007

Livros

Faltam quatro dias para a abertura das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto. Já sei que não fico sem passar pelo Parque Eduardo VII para comprar mais uns exemplares que vão preencher o chão da minha sala - porque nas prateleiras já não cabe mais nada.

Mas ultimamente as coisas não me correm de feição, no campo literário. É que não consigo ler um livro até ao fim. Começo a divagar, página a página; volto atrás porque me esqueço do que acabei de ler; muitas vezes penso em tudo, ao mesmo tempo que passo os olhos no livro. Só consigo ler jornais e revistas. Os livros tornaram-se pouco amigos, nos últimos meses. E eu que gosto deles, nem que seja pelo cheiro.

Preciso de um livro que me faça lê-lo até ao fim. Um daqueles que se consomem numa tarde, numa noite - que para mim será, no mínimo, uma semana - daqueles que não queremos deixar de ler, que entramos na estória sem querer. Daqueles que nos prendem.

Eu sempre adorei ler. Sempre. E continuo a ver nos livros uma saída para todo o tipo de momentos: desde os de espera, aos de felicidade plena. Mas falta-me um título. Uma obra.

Qual será?

11 comentários:

gnoveva disse...

talvez "O Regresso dos que nunca foram".. desculpe, não resisti..

Fim de Partida disse...

Há um livro assim. Pelo menos, foi o que eu senti. "Conversas com António Lobo Antunes", de María Luisa Blanco. É apaixonante e tive sempre que fazer um esforço quando tinha que o fechar. E já senti vontade de reler partes. É só uma sugestão...

Leão da Lezíria disse...

"O Terceiro Homem". Graham Greene...

Anónimo disse...

A Papiza Joana

Anónimo disse...

"Os pilares da terra", de Ken Follett ? São 1100 páginas mas bem podiam ter sido 1500, tinha-as devorado até ao fim!

Sou uma vossa leitora assídua, e não resisti a finalmente fazer um comentário, também sou incapaz de abrir um livro sem lhe sentir primeiro o cheiro...:)

Vi
(uma amiga da Ita)

Anónimo disse...

Indubitavelmente, Hamlet de W. Shakespeare, um clássico que quero reler e reler, inspirador e magnífico, de uma prosa poética incomparável!
Boas leituras!
Paula

Aprimazana disse...

"A sombra do vento" do Záfon. Devora-se, num instante!

maria inês disse...

"amor nos tempos de cólera" - garcia márquez
:)

Carrie disse...

Zana, Se este blog tivesse um livro fétiche seria esse de certeza. Vai a Maio de 2005 e vê o segundo post. e o terceiro ou quarto...
É lindo!

Fim de partida, Esquece lá isso :)

Fim de Partida disse...

Não consigo Carrie. Ofereci ao Z., ex-C. e ele está eufórico, quase quase tão apaixonado como eu!

Inês disse...

estes conselhos dependem sempre muito do gosto de cada um...!
há livros que a nós nos dizem tanto e à pessoa "do lado" dizem zero... acho que é sempre preciso saber o "historial" literário da pessoa :)