quarta-feira, maio 23, 2007

Até quando?

Em 2006 morreram em Portugal 39 mulheres vítimas de violência doméstica. É uma realidade que nunca consegui perceber. Fui ensinada a não deixar que me ponham a mão em cima. Literal e metaforicamente.

"De todos os incidentes violentos relatados pela APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, 86% estavam relacionados com a violência doméstica" e "muitos não foram denunciados à polícia", lê-se no relatório da Amnistia Internacional. Continuo a lamentar que estes números digam respeito ao meu País. O pior, diz a Amnistia Internacional, é que “a falta de denúncia prejudicou a aplicação de justiça em casos individuais”.

Há quem diga que estas mulheres ficaram até à última por amor. Nenhum amor pode ser tão irracional. Que ficaram por falta de alternativa económica. Há sempre alternativa. A mim ensinaram-me que ninguém morre à fome. Lavar escadas é [sempre] uma alternativa. Ainda assim… acho que ninguém deve ser juiz numa causa destas. Só quem passa por elas sabe o porque.

3 comentários:

Catarina disse...

Não é amor. É vergonha.

Anónimo disse...

Não gosto da especificidade do cartaz. Digo Não! a todo o tipo de violência.
De qualquer forma parece-me que se devia falar mais desta realidade. Era um bom debate para o Dia Internacional do Homem. ;)

maria inês disse...

masoquismo à mistura é o que é...