sexta-feira, julho 25, 2008

dos livros

"Os livros não servem para sermos mais "cultos", mais "informados", mais "preparados". Servem para estarem presentes quanto tudo o resto está ausente: eles são o refúgio do mundo quando o mundo persiste em avançar do avesso. Eles são o porto que nos aguarda quando a embarcação está perdida ou destruída. Eles são o primeiro e o último brinde aos amigos que não tivemos, aos sonhos que não vieram. E, como na canção francesa, a todas as mulheres que não nos amaram."

João Pereira Coutinho, in Expresso [12 de Julho 08]

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom... um livro é mesmo tudo isso e ainda mais... nos meus dias (ou melhor, nas minhas noites de insónia e quando há finalmente algum silêncio em casa) tem sido o meu companheiro de sofá. Lá vou eu por esse mundo fora, a viver histórias que não as minhas!
bjs, ana (teu braço dto)

Carrie disse...

E a falta que me faz o meu braço direito... Saudades

Brisa disse...

Muito bem analisado!

Anónimo disse...

hi, não sei o que possa comentar, só sei que é demasiado profundo, saber pensar e dizer fazer esta análise sobre os livros, mas na verdade se pararmos é a conclusão para o nosso refugio do que vai mal e do que vai bem.
maitre