quarta-feira, fevereiro 03, 2010

Depois de anos de choro e negação, Miranda assume-se

Miranda não é homossexual, não é homem, não é vesga, não tem mau hálito e também não é ruiva como a jeitosa da série. Mas tem 36 anos, quase 37. E é visita regular da Maternidade Alfredo da Costa. Já tem cartão de cliente. Ainda nem sabia ler e já queria ter filhos. A vida trocou-lhe as voltas. E depois de muito chorar, decidiu trocar agora ela as voltas à vida. Por isso, já é altura de deixar de falar na terceira pessoa :)
Depois de quase dois anos de consultas - e muitos anos de sexo, e do bom, que fique claro - na sexta feira vou fazer a minha primeira inseminação. Uma semana de injecções depois, já estou a rebentar com tantas hormonas. Não há quase nada que não me doa, a começar pela alma, mas essa já se vai habituando. A Miranda tem um defeito de origem - é muito estúpida (é mais fácil voltar a dirigir-me na terceira pessoa para me insultar...). Mas cansei-me, finalmente. Por isso decidi que este fim de semana vou contar tudo à minha mãe que nunca me pediu netos, mas que em cada conversa teleónica lá encontra sempre mais uma gravidez de uma prima para me contar. É verdade que tenho muitas primas, mas não exageremos... Pois bem, estava eu a dizer que na sexta vou fazer a minha primeira inseminação. Os médicos resumem as hipóteses de sucesso a 10%. Não é lá muito animador... mas é o que tenho, para já. Na verdade, tenho bem mais. Família, amigos, três neurónios. E a maravilhosa descoberta de que não estou sozinha. Depois de dias intermináveis na MAC, decidi render-me às conversas de corredor. Somos quase sempre as mesmas. E decidi que era altura de desenburrar-me do meu canto. Desde então, tudo me parece mais fácil. Já sei qual a farmácia que tem desconto, que até sou corajosa por dar a injecções a mim a mesma, e que este ano já se salda em duas grávidas. "A XXXXXXXXXXXXXXXXXXX , que veio ontem à consulta, está grávida. Pediu-me para contar a toda a gente, pois assim ficamos todas com mais esperança", dizia-me hoje uma brasileira num dos muitos momentos de espera. E apeteceu-me abraçá-las a todas! Eu não sou a única.

14 comentários:

Marta disse...

Boa sorte para sexta-feira! Que corra tudo pelo melhor! =)

Anónimo disse...

Boa sorte!

Eu, depois de 3 anos a tentar, estou a ganhar coragem para iniciar o processo mas o simples telefonema para marcar a consulta me faz tremer.
E também não contei à minha mãe, que me pede descaradamente netos, e que eu sei sofrerá quase tanto como eu as agruras da minha infertilidade.

Fez-me bem lê-la. Obrigada.

E mais uma vez, muita muita sorte.
Abraço.

miranda disse...

Corage anónimo: A verdade é que as listas e os compassos de espera são tão extensos que o melhor é começar o processo qusanto antes, até porque a partir de uma certa idade já não temos direito a acompanhamento no sistema de saúde pública. É demorado e cansativo, claro. Mas é impossível desistir antes de tentar. E, como escrevi, perceber que muitas outras pessoas na mesma situação ajuda a minimizar o sentimento de incapacidade. Eu agarrava já nesse telefone para marcar a consulta :) Boa sorte.

mjoaoamado disse...

nuncapassei por essa situação ,mas imagino que deve ser bem difícil.desejo tudo de bom,e vou acreditar que na sexta-feira vai ser o primeiro dia do resto da sua vida.

Anónimo disse...

força!...

*Quicas* disse...

Olá. Vim cá ter ao blog através de outro (achei o nome giro e vim espreitar).Desde já desejo muita força e esperança.
Espero que tudo corra bem.

Unknown disse...

:o) 10% são 10%... Alguém que eu conheço teria uma hipótese num milhão e eis que, quando menos se esperava, vieram dois rapagões para lhe endireitar o juízo :o) Aqui em casa estamos a torcer por esta Miranda - e por todas as Mirandas desse corredor.

Fico feliz que haja tanto Amor assim. Hoje, na sexta especial e em cada um dos outros dias haja Fé também. O Amor e a Fé podem e conseguem tudo.

fiona disse...

Ola Miranda, pois olha que 10% é muito bom, eu nem 1% tenho, aos 29 anos fiz uma histerectomia. E assim fiquei sem a possibilidade de engravidar seja normalmente ou com ajuda clinica. A adopçao em portugal é tao lenta. Por isso força e muiiiita boa sorte.

margarida disse...

:)Foi um texto comovente.
Muita sorte e força nesse sonho!

Anónimo disse...

Ao contrario do que pensamos, infelizmente, somos muitas... Sou mais uma que passou por esta doença, e que morria de medo de agulhas, hospitais, medicos, ecografias e afins mas eu consegui fazer parte desses 10% de positivos. Força! Desistir dos nossos sonho é que nunca.
Boa Sorte.

Dia disse...

Minha querida Miranda,
Não posso dizer que já tenha estado nos teus sapatos. Mas essa sombra já pairou de muito perto na minha família. Na nossa casa de família, há uma imagem de Sant'Anna - mãe de Maria -, ali colocada quando finalmente a minha avó conseguiu engravidar do meu pai. Garanto-te que lhe hei-de pedir por ti. Estou a torcer por ti e por essa gravidez.
Um beijo de coragem.

Brisa disse...

Miranda,
Não é preciso estar na pele dos outros para lhe sentir compaixão. Desejo-lhe muita, muita força nessa luta, e que ela lhe traga um enorme sorriso daqui a 9, 10... meses, o que for!
Aceite um grande abraço!

ana disse...

Gostei muito de a ler. Boa sorte!

Rita Maria disse...

Muito boa sorte!

PS: Nao costumo andar a contar isto blogosfera fora, mas como fica aqui escondido: conheço a história a partir do outro lado (dei um óvulo - ou vários - a uma mulher de que gosto muito) e, com probabilidades ou sem elas, a certa altura também conseguimos. Só para adicionar à esperança!