quinta-feira, fevereiro 28, 2008

desafio

Invade-me a satisfação de uma folga a meio da semana na proporção inversa do que me custou trabalhar dois domingos seguidos. Tento resolver os estragos causados pela chuva da semana passada no meu jardim ainda por estrear. Retiro a teka e tento encaixá-la no sítio. Esforço inglório. Troco o trabalho físico pela jardinagem. Planto violetas. Amores-perfeitos. Galanthus [campainhas brancas] e triteleias. Sento-me no chão e olho para os girassóis que já começaram a despontar, as margaridas que não passam de uma folha verde. Pergunto-me como vou conseguir ter um jardim de verdade. Eu que nunca consegui sequer manter vivo o malmequer de S. Bento.


[A excepção é a orquídea oferecida há mais de três anos pela minha mãe, da qual só me lembro uma vez por mês e que estranhamente me continua a oferecer flores uma vez por ano. A dia diz que são plantas caprichosas, que precisam de muita atenção, que devemos falar com elas. Logo eu, que cada vez mais me faltam as palavras. Disse-me, ou escreveu, as memórias do dito e do escrito baralham-se facilmente nesta amizade esquizo, que as orquídeas só dão flores a quem as mima. A minha gosta de ser a excepção à regra.]

7 comentários:

a dona da gata disse...

Se conseguires vens plantar no meu...

Eu disse...

as orquídeas, diz a minha experiência, resistem a tudo e florescem sempre

Anónimo disse...

já nem sei em que parte é que isto vai, mas comigo é tanto assim, também. :D morrem todas, todas. excepto um vaso com umas flores cor de púrpura, muito pequeninas, nem sequer lhes sei o nome. não lhes ligo nenhuma e vão ficando, renascendo. :) mas esse jardim, esse dos amores-perfeitos e da oliveira, vai ficar lindo.
lindo :)

Anónimo disse...

espécie de errata:
...umas flores de cor púrpura... :P

Rosa Negra disse...

Claro que vais ter um jardim de verdade! Uma pessoa que sabe o nome de 7 flores diferentes (8, contando com o malmequer) de certeza que vai ter um jardim colorido. :)

Carrie disse...

Samantha, plantar é fácil. o díficil é manter...

Angela, vamos ver se chega a jardim ou se fica pelo projecto.

Rosa, não sei o nome de sete... na verdade duas delas foram copiadas da embalagem. Mas dá um ar importante.

Brisa disse...

Ora, o amor pode-se dar de muitas formas! E uma planta é como um gato: não precisa de estar sempre a ser tocada para receber o teu mimo!