sexta-feira, julho 03, 2009

Portuguesa nas Bahamas II

Acordo com uma enxaqueca no dia de regresso a casa. Nao faz mal, ainda nem sao nove da manha e vou tomar o pequeno-almoco para ir, depois, dar uma volta pela ilha. Falei com o meu amigo taxista, o do neto, que vai levar-me por ai. Ontem o dia foi passado no hotel, a preparar a entrevista, a esperar pela entrevista, a fazer a entrevista. E uma mulher surpreendente, esta Shakira. Quanto mais falo com ela, mais gosto dela. Ouvi algumas musicas do novo disco e, honestamente, detesto-as! Mas nao sou o publico-tipo desta colombiana pouco mais alta que eu. Porem, dizem que o QI de Shakira e de 140 e eu acredito. Falar com ela e um prazer. E fez um enorme esforco para responder sempre em portugues, aquele que aprendeu em miuda, no Brasil. Ri-se, aplaude as minhas perguntas (!), sorri, fica pensativa, responde com calma e mistura o espanhol quando e preciso. Oferece-me o po compacto que usa no rosto para eu disfarcar os brilhos para a entrevista televisiva. Tenho pudor e nao aceito. Ela e demasiado bonita para eu partilhar maquilhagem. Dirao que sou uma tonta, quase com tendencias lesbicas, com esta Shakira. Nao. E que nao estou habituada a artistas famosos e interessantes, pessoas que nao sao o que aparentam, que sao mais, que tem mais para dar. Fiz-lhe um convite (que nao posso revelar) para a proxima visita a Lisboa. Aceitou. Vais ser uma cacha! Fico satisfeita com os resultados da entrevista e ate lhe peco para tirarmos uma fotografia juntas. Para a posteridade.

De manha passei uma hora na piscina, com as folhas na mao. O sol queima como nenhum outro e a agua estava mais quente que o ar. Garantido. Desisti do ocio para voltar ao ar condicionado do quarto onde pude ler com calma e sem o calor a distrair-me. A tarde fui filmar com o Steve, um free lancer fantastico, de Miami. Nunca foi a Portugal e na Europa so conhece Londres. Mas tem os Estados Unidos na ponta da lingua e invejo-o. E ele a mim. O John, um motorista que, sinto, me roubou 95 dolares por hora e meia de passeio, a procura de bons lugares para filmar, nao percebe nada da ilha. Tambem ele leva a filha no carro. Percebo que as criancas nao tem onde ficar, nas ferias, aqui em Nassau. Andam atras dos pais. Janele tem 6 anos e aos 17 quer ir ao Canada, como lhe prometeram. Nunca ouviu falar da Europa. Tentamos varios pontos de filmagem e sao todos fracos. John pensa que fazer imagens para televisao e como tirar fotografias: uma arvore aqui, uma casa ali... Finalmente encontramos uma praia com bahamianos a nadar. E, num tipico bar, quatro homens jogam domino a dinheiro. Filmamos. Um deles pede-me emprego. Tem os dentes da frente dourados.

As Bahamas tem muito de bom. E muito de mau.

2 comentários:

Reflexos disse...

...pois, bela viagem, mesmo sendo de trabalho.
Mas poruqe é que as enxaquecas têm de aparecer nestas alturas?
São tão dispensaveis!

Catarina disse...

Acho que a Shakira achou piada à Graça!!!!!!!!!