sábado, janeiro 05, 2008

Humilhações

É incrível como às vezes somos capazes de bater no fundo e dizer, e fazer, as mais humilhantes coisas. É impressionante como conseguimos estar lá em baixo e querer afundar mais. Quando uma amiga me contou a experiência da passagem de Ano lembrei-me de mim, noutros tempos... Tempos em que falava a chorar, a suplicar. Tempos em que não acreditava no que via, no que ouvia. Tentava ler nas entrelinhas e procurava sempre o lado bom de uma conversa horrorosa, deprimente, baixa. As mulheres - sobretudo nós, poucas vezes os homens - conseguem sempre humilhar-se mais. E deixamos que nos espezinhem, que nos magoem, perdemos o sentido crítico, a aura, o orgulho. E ali ficamos, a ouvir todo o tipo de crítica, observações sem sentido, pessoas que fazem de nós o que querem. Houve situações em que, praticamente teria rebolado se me tivessem dito: rebola! Lembro-me de vê-lo adormecer calmo, enquanto eu chorava, desesperada. E, quando foi a vez dele de chorar, não lhe consegui fazer o mesmo. Preocupei-me, quis impedir o sofrimento. Nestas coisas dos sentimentos somos pouco dignas. Andamos em busca de um qualquer perdão, de uma festa na cabeça. Somos cachorros desesperados à procura de um dono. E temos trela. Uma trela curta que nos impede de voar, de sermos nós, independentes, pessoas.

Querida R., aquilo por que passaste não é novidade. Eu, e tantas outras passámos pelo mesmo. Importa que isso só nos aconteça uma vez na vida. Não deixes que se repita. Outra vez e outra vez. E não faças de conta que não aconteceu. É importante sabermos que nos aconteceu para que não volte a passar-se o mesmo. Ignorar não é a solução. Importa olhar para trás e aprender. Mesmo que nos pareça horrível aprender com algo - ou alguém - que tanto nos magoou. Mas vale a pena. Vale a pena crescer com essas mágoas e torná-las parte da nossa vida. Para darmos mais um passo. Seguro, forte, firme. Com o tempo vemos melhor as coisas, lá para trás.

9 comentários:

Eu disse...

Tb há amor velhaco, que magoa e espezinha, que só se dá conta qd o amado-magoado já se foi embora ....

poca disse...

tão mulher esta frase.
"Lembro-me de vê-lo adormecer calmo, enquanto eu chorava, desesperada. E, quando foi a vez dele de chorar, não lhe consegui fazer o mesmo. Preocupei-me, quis impedir o sofrimento."

Vespinha disse...

Comigo foi igualzinho. Mesmo. Mas acho que aprendi. Acho.

Anónimo disse...

Well,well....que tal colocar todos os tipos...(homens) em fila e fuzila-los....tipos Ex-RDA??

Por acaso não há mulheres q são doutoradas em como-causar-sofimentos-atroz-a-qq-homem? Ou é exclusivamente do Alpha Dog?? F***** sempre a culpa o gajo???
Vamos lá...

Maria disse...

Descobri hoje o vosso blog e amei.
Para a R deixo-lhe um dos melhores poemas que já li:

"Al perderte yo a ti,
tú y yo hemos perdido:

yo, porque tú eras lo que yo más amaba,
y tú, porque yo era el que te amaba más.

Pero de nosotros dos, tú pierdes más que yo:
porque yo podré amar a otros como te amaba a ti,
pero a ti nadie te amará como te amaba yo"


(é de Ernesto Cardenal)

beijocas

http://admensuram.blogspot.com

Brisa disse...

Às vezes é preciso chegar a extremos para se perceber que devemos respeito, amor e atenção a nós próprias. Agora... para a frente é que é o caminho!

Alba disse...

Acho que muitas de nós já passaram por isso. Receberam faltas de atenção e mesmo crueldades e "engolimos".
Depois temos que perdoar a nós próprias estes intervalos na nossa auto-estima e prosseguir caminho. Mais sábias, mais fortes. Até termos orgulho de nós.

Anónimo disse...

É incrivel como escreves, o que escreves e como me identifico com a maioria dos teus posts, e quando os leio da-me uma calma, apazigua-me. Alguns são textos doridos mas que transmitem uma calma, não sei explicar mas é o que sinto. Faço uma visita quase diaria ao blog sempre a espera de um post novo e adoro todos eles, nunca tinha deixado um comentario mas hoje tinha que ser, com este post tinha que ser.
Parabens pelo blog
Isabel

Principessa disse...

o bom de batermos no chegar ao fundo do poço, é bater os pés para voltar para cima...

Venho aqui à pouco tempo mas já é o 2º post com o qual me identifico muito...

"Lembro-me de vê-lo adormecer calmo, enquanto eu chorava, desesperada. E, quando foi a vez dele de chorar, não lhe consegui fazer o mesmo. Preocupei-me, quis impedir o sofrimento."

Não namoraste com o meu ex, por acaso?

(vá, que ainda temos de levar estas coisas a rir!)