quinta-feira, janeiro 24, 2008

Orçamento

Não sei como vivem os que vivem com o salário mínimo nacional, que têm filhos, que até conseguem juntar meia dúzia de tostões ao fim do mês. Não sei como vivem as famílias numerosas, pai e mãe a sustentar uma série de crianças, e ainda dá para cada uma ter uma actividade extra-curricular. E como vivem os que têm uma casa paga ao banco e ganham muito menos que eu e nunca se queixam e limitam-se a ser organizados e poupados, e na organização deles são muito melhores que eu. Chego ao fim do mês (fim???) na penúria, contas extra, saldo negativo, ordenado a rebentar. Mês após mês é assim. A casa, o empréstimo, a luz, o gás, o gasóleo e o seguro do carro; mais o médico e os medicamentos, a tv cabo e a internet, a empregada uma vez por semana e o ginásio aonde não ponho os pés. E ainda ponho de lado para um PPR. Pois, e porque não anulas o ginásio? Não despedes a empregada? Não vês apenas os canais generalistas e não usas a internet do trabalho? Sim, anulo o ginásio, mas não posso deixar de ter uma empregada que, todas as semanas, me tira um peso de cima e faz com que os meus fins-de-semana pareçam mesmo fins-de-semana; e não posso ter só os generalistas ou nem saberei como é o canal para o qual também trabalho, e como passar sem internet se não escrevo no blog senão em casa? Mordomias. Pois. Então, como poupar? O dinheiro voa para os restaurantes onde janto todos os dias, às vezes à borla, outras vezes não. E os pequenos-almoços fora de casa, ainda que não almoce, e o lanche a meio da tarde, mas eu tenho de comer, e que tal cozinhar em casa, mas eu chego tão tarde, mas deixa feito de véspera, mas custa-me jantar sozinha. Então janta fora, mas vai a lugares baratos e não pagues as contas de luxo do Solar dos Presuntos, ou do Las Brasitas, ou ainda do Piazza di Mare. mas eu não pago essas. Só as mais baratas, mas um jantar na Cervejeira, para dois, custa mais de 30 euros, e só como um bitoque e bebo uma cola de pressão, nem sequer como pão e queijinho. Mordomias. Há por aí restaurantes com pratos mais baratos. E viajar, é preciso viajar, ir de férias para fora, estrangeiro, não podes acampar, usar uma casa dos pais, fazer férias cá dentro? Mas se não viajo não conheço, não evoluo, não vejo; e a casa é sempre partilhada e fica mais barato, e acampar eu não me importo mas não arranjo quem o faça comigo. Eu não sei como vivem as pessoas com salário mínimo, mas imagino que essas pessoas, ainda não foram a Barcelona este mês, não comeram fora de casa este mês, não fizeram compras fora dos saldos e as que fizeram foram bem (co)medidas; essas pessoas não pagam um gínásio aonde não vão, bebem o leite de manhã em casa, não fazem lanches a meio do dia, não compraram livros, nem dvds, nem usaram a internet, e não costumam ver a Fox. Essas pessoas podem não ter tudo o que eu tenho, mas também não têm dívidas e noites mal dormidas com a consciência pesada. Porque leve está a carteira. Preciso de um aumento ou de um gestor pessoal!

8 comentários:

Chatterbox disse...

Se ele (o gestor) te resolver o problema, ligas-me? Please!

Anónimo disse...

...para gestor não contes comigo...bem para gestor...repito,...no entanto,...assino petição para te aumentárem esse teu salário,...para médio mais que alto...
beijos aos molhos...
www.soitos.blogs.sapo.pt

Oyabun disse...

a vida é feita de sacrificios

margarida disse...

ou então terminas algumas mordomias =p

lembra-te que só precisamos daquilo que temos...se não temos, nem nos lembramos que precisamos...

gralha disse...

Posso compreender muita coisa mas não a necessidade de pequenos-almoços fora de casa. Mas cada um sabe do seu dinheiro e quanto mais se tem mais se gasta. A economia nacional agradece.

Unknown disse...

Parte dos nossos problemas é que demos um salto enorme em consumo, e incutem-nos a exclusão de que se não consumimos as coisas fixes não somos fixes, enquanto os salários não evoluíram na mesma medida...

poca disse...

parei qd falaste no solar dos presuntos. é que ou há mais do que um... ou és de cá ou isso...
adiante...

pois eu cá sou perita em sobrar-me dias todos os meses...
a solução era mesmo o aumento.. mas eu com a lulu não me safo..

espero que tenhas melhor sorte tu!

GAIVS OCTAVIVS disse...

com tantos luxo é dificil de sobrar o quer que seja :P