quarta-feira, outubro 19, 2005

Em português

Alguém é capaz de me explicar que vírus atacou as cabecinhas de tanta alma que anda perdida por essa blogosfera (principalmente nas caixas de comentários) para deixarem de escrever português correctamente?

Nos SMS até percebo. Sou capaz de desculpar que não se escrevam os c cedilhados, que se use e abuse de abreviaturas, que não se ponham acentos, que se deixe o ‘estar’ coxo sem as primeiras duas letras... Tá-se bem! e dá trabalho andar para ali a carregar em teclas do tamanho de uma formiga.

Agora, porque é que com um teclado à frente se trocam ‘ques’ por Ks?, se substituem os dígrafos como ‘CH’ por 'Xs'?, ou os acentos por ‘H’? Será mais chique (!) escrever ‘eh’ ou ‘estarah’? (De certeza que esta lista poderia ser bem mais longa, mas eu sou uma conservadora e não me lembro de outros exemplos.)

Das duas uma, ou andamos todos (aqui também me incluo porque sei que não sou perfeita e muitas vezes lá saem uns acentos e vírgulas fora do sítio) a ficar burros ou então queremos dar um ar jovem e divertido, crucificando (o já de si mau) português que aprendemos na escola. Tenham dó!

3 comentários:

Anónimo disse...

O mais curioso é que os violentos pontapés na língua materna vêem das pessoas mais insuspeitas...enfim, sinais do tempo...

J.P

Carrie disse...

ops...

Anónimo disse...

Ups...toma lá para não te armares em esperto, diria o meu amigo Andrade...e como um cházinho de humildade não faz mal a ninguém, fica registado meu acto de contrição!

J.P