quarta-feira, outubro 19, 2005

Eu devia ser menos pessoa

"As pessoas deviam ter mais cuidado. Com o que dizem, com o que fazem. Se bem que se tiverem demasiado cuidado não dizem nem fazem nada. As pessoas deviam ser mais pessoas (...) As pessoas deviam ter mais respeito pelo que não lhes diz respeito. Só deviam ver televisão em casa dos vizinhos."
Viver todos os dias cansa, Pedro Paixão


Confesso que há anos que não leio nada do homem, nem gosto particularmente, mas este livro a modos que me persegue. Esta é uma das passagens que sei praticamente de cor. Não tanto por nos mandar ver televisão em casa do vizinhos (?!), mas porque acho que as pessoas realmente deviam ser mais pessoas.

Eu, por exemplo, ando há semanas com vontade de telefonar a um amigo. Dizer-lhe que tenho saudades. Combinar um café, um jantar, um cinema, qualquer coisa. Mas sei que não [posso] devo. Porque aquilo que é bom para mim não é necessariamente benéfico para ele. Neste caso tenho a certeza que não é.

Às vezes gostava de ser menos pessoa. Gostava de ser como alguém que conheço, decidir com o coração e mandar as consequências que não me afectam às urtigas. E depois lá vem outra vez a “voz” do Paixão a dizer “que as pessoas deviam ser mais pessoas”... E eu apago o email ou desligo o telemóvel.

PS: Sim, acabou-se a greve de zelo, sob pena de não haver mais nenhum post neste blog.

Sem comentários: