quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Regresso ao Divã VI

Estava maquilhada, naquele dia. Tinha sido lá no trabalho, por uma profissional, uma verdadeira maquilhadora com os pozinhos mágicos que dão mais cor a um rosto. Deitou-se, como de costume, mas sentia-se outra pessoa.
- Hoje não falarei de mim.... - deixou escapar.
- E porque não? Já vi que está pintada, mas não é a mesma pessoa?
- Sinto-me diferente. Não me sinto eu.
- Sente-se diferente, como?
- Mais bonita.
- Sabe que não vamos falar de si, nessa perspectiva...
- Mas era melhor. O que está cá dentro não tem rímel nem anti-cernes.
- Sim... de facto está bonito, o que se vê por fora. Mas não quer entrar? Eu consigo entrar pelos seus olhos rasgados de cor.
- Você nem vê os meus olhos...
- Já os decorei.
- E decora o que lhe digo?
- Memorizo.
- E não lhe parece tudo tão feio?
- Não. Faltam-lhe apenas os pós que lhe dão outro ar esta noite.
- E onde me maquilho cá dentro?
- Não se maquilha. Mas aqui vai ser uma pessoa muito mais bonita. Só depende de si.
- Como sempre...
- Feche os olhos e diga-me, não como se vê, mas como gostaria de ser. Na verdade, como se foi, outrora. Façamos um jogo de maquilhagem interior.

Descreveu-se como há muito não fazia. No fim sorriu, com tranquilidade e um brilho nos lábios já sem sabor a batôn.
- Consegue sair daqui hoje com tanta beleza junta?
- Acho que sim.
- Então faça o seguinte: hoje, antes de ir dormir, passe um desmaquilhante pela cara. Mas mantenha a alma pintada. As suas cores interiores só saem com uma limpeza a fundo. Não deixe que essa mágoa volte a atormentá-la.

Saiu. Viu-se num espelho e não estava borrada. Manteve o sorriso. Naquele dia tinha aprendido a maquilhar-se por dentro!

7 comentários:

jbettpinto disse...

Devagar que tens pressa, e a vida vai-te, novamente, sorrir!

LurdesMartins disse...

Lindo!

Goiaoia disse...

Alleluia!
(...mas está bué de romanceado.)

Anne Marie disse...

Fabuloso!
Gostei mesmo muito!
Que tranquilidade brilhante!
Um beijo para ti!

Dia disse...

Amei.

El-Gee disse...

muito giro este texto..

trees disse...

I needed to read this. thanx for making a difference. could be life-changing...