sexta-feira, novembro 04, 2005

Muita parra e pouca uva

Não percebia e continuo sem perceber a histeria em torno dos MTV Music Awards. Não sei como é que o espectáculo resultou em televisão (pelo que me dizem saíram-se mal), mas a mim pareceu-me “muita parra e pouca uva”. Muitos momentos mortos, péssimo som, maus apresentadores, muito barulho de fundo na plateia. Não há explicação para o histerismo colectivo de cada vez que um dos artistas dizia ‘boa noite Lisboa’ ou ‘Obrigada’. Pela parte que me toca encolhia-me na cadeira envergonhada com o provincianismo do povo, mais ou menos selecto, com muita lantejoula e vestido de gala.

Claro que houve momentos bons (esta é para aqueles que dizem que passo a vida a queixar-me). A Madonna, que me é um tanto indiferente como artista (desculpa Samantha), cantou em ‘playback’, mas mostrou que continua a ser uma verdadeira senhora no palco. Os Green Day foram soberbos, num palco que anulou o ar pardacento das anteriores actuações. O mesmo aconteceu com Foo Fighters, com um brilhante jogo de luzes, e o Gorillaz que combinaram imagens em três dimensões com dois dos artistas em cor de osso. Os System of a Down tem um som fortíssimo e, mesmo para quem não gosta do género, é impossível ficar-lhes indiferente. Os Coldplay estiveram longe do que acho que pode ser um concerto deles (presumo que não quiseram estragar a festa do final do mês em Lisboa, risco mínimo já que os bilhetes estão esgotados - infelizmente! - há séculos), mas mesmo assim valeram a pena.

Para além da música foi interessante ver como se deram as transformações do palco, com uma roda gigante a ser mudada de sítio em poucos segundos, o público bem treinado que se ia movimentando/saltando guiado pelos holofotes que davam sinal de que estavam a ser filmados. Mas os condicionalismos de um directo, como muitos intervalos publicitários deram lugar a momentos mortos e enfadonhos, durante os quais um tipo absolutamente histérico tentava pôr o público a mexer e a gritar Portugal, não fossem os figurantes adormecer na forma nos quatro minutos de espera entre cada bloco.

PS: Já agora, just for the record, vi o concerto ao lado de uma amiga da Shakira e no fim do espectáculo fui dar um beijinho ao amigo do peito do Robbie. Sim, porque eu só me dou com gente bem colocada.

Sem comentários: