terça-feira, agosto 21, 2007

Mulheres ao Volante [ii]


Concedo que os números [estatísticas da Direcção Geral de Viação] são enviesados porque existem mais homens na estrada do que mulheres. Mas é indiscutível que são eles os principais causadores de acidentes. Acidentes causados muitas vezes por falta de civismo, o mesmo de que acusas as mulheres. Porque lhes salta a tampa se são ‘picados’ por uma mulher [ou homem] que conduz mais rápido que eles. É a velha teoria da ‘minha é maior que a tua’.

Não tenho pudor em dizer que me incluo na lista dos que buzinam e chamam ‘palhaço’ [na versão soft] ao condutor da frente, mas parece-me que a generalização peca. Como aliás todas as generalizações. Também concedo que tenho muitas vezes o que chamas de atitude de ‘chica esperto’. Sou capaz de ultrapassar uma fila inteira de carros para entrar muito mais à frente, mas sou incapaz de pedir que me deixem entrar, limito-me a aproveitar o facto de muita gente demorar duas horas, mais coisa menos coisa, a tirar o pé do travão e a pôr o carro em andamento. A distância que deixam do carro da frente é sempre mais que suficiente. E há que aproveitar oportunidades. Se não consigo entrar, acontece-me com frequência ao contornar a praça de Espanha, por exemplo, sigo em frente e vou pelas Amoreiras.

“Creio que a tendência da mulher é sentir-se diminuída em relação aos homens, no que toca à condução.” Importa-se de repetir? Ou de explicar? É que essa coisa dos complexos de inferioridade está mesmo a tirar-me do sério...

5 comentários:

PedroNuno disse...

Nao percebi: "uma mulher (...) que conduz mais rápido que eles" ????

Carrie disse...

Não percebes o que?!

PedroNuno disse...

Isso. Com o mesmo tipo de carro? Nha'aaa...

Carrie disse...

Não generalizes Pedro. Há muito homem a conduzir muito mal!

a dona da gata disse...

É verdade que as mulheres são mais cuidadosas na estrada, mais cumpridoras. Não disse o contrário. Mas são, quase todas, muito más umas com as outras. E tu, se és chica-esperta, não tentes meter-te à minha frente numa fila porque já tenho truques para evitar os oportunistas. Mas nunca olho para o condutor do lado, não mostro o dedo e não chamo nomes. Só digo asneiras para mim própria.