segunda-feira, dezembro 05, 2005

A Ilha



(Lagoa do Fogo, S. Miguel, Açores)

Aqui passei os últimos 4 dias. E já não é a primeira vez. Gosto deste lugar.

São Miguel é uma Ilha. Mas não apenas no que à geografia diz respeito.
É uma ilha de beleza. Mas também uma ilha, pelo isolamento que proporciona. Bom para os que vão. Às vezes mau, para os que ficam.

Uma viagem a São Miguel - a mais habitada ilha açoriana - custa, em média, 200 euros. Isto se marcarmos com antecedência (muita, mais de um mês), se não mudarmos o voo, se pagarmos pela internet. São Miguel fica em Portugal. Mas não parece.

Muitos portugueses não conhecem os Açores. Nenhuma das nove ilhas. Mas passam férias no Brasil, porque o sol queima... passam férias na Escócia, porque são fantásticos os contrastes... passam férias no sul de Espanha, porque é mais quente o mar... passam férias na Suiça, porque há percursos de montanha...

Eu já passei férias em todos estes sítios, por estes motivos que referi. E depois passei férias nos Açores.

Eu gosto de viajar. Gosto muito. Em trabalho, ou em lazer, já fui a alguns sítios. Gostava de ir a mais. Não costumo repetir locais, porque acredito que mais vale conhecer um novo destino a ver, com outro olhar, o mesmo. Mas fui, nos últimos dois anos, umas quantas vezes aos Açores... e não me cansei de voltar.

Para que fique registado:
Há muito sol, no Verão Açoriano. Menos areia, mas rocha que, pasme-se, chega a ser tão confortável como a areia. E como a rocha é negra (tal como a areia de todas as praias, à excepção da que cerca Santa Maria), negro fica o corpo em poucos dias.

O Outono e o Inverno provocam, nos Açores, um mar de contrastes. A chuva e o sol que, todos sabem, fazem de um dia, quatro estações, contribuem para uma multiplicidade de cores e de vegetação que não cansam o olhar.

No Verão, é tão quente como um banho de casa, a água dos Açores. Há sítios - onde estão as caldeiras, no mar - que são autênticas banheiras. É só conhecer a costa...

E, cada vez mais, oferecem-se percursos de montanha, nas ilhas açorianas. E não é só no Pico, a montanha que parece fácil.

Eu não tenho uma agência de viagens. Apenas uma amiga, a viver em São Miguel. E gosto de lá ir.

Um destes dias, volto...

3 comentários:

Anónimo disse...

Um dia destes, voltamos... Sim, porque eu quero voltar a pisar as rochas negras e confortáveis, porque, como tu sabes, para mim a areia é uma irritação.
Desde os dias dos "5 magníficos", que eu recordou o sol e a chuva, os quilómetros percorridos, o banho de água quente com enxofre... e o cozinho das Furnas.
Amiga boa e boazona (fica descansada)... até logo, na 'casa de repouso'.

Anónimo disse...

Voltem! Sempre que quiserem, as vezes que quiserem! Estarei por cá para vos receber!

Anónimo disse...

E ainda não foste às Flores. Aí sim, é o paraíso. Então se ficares hospedada na Aldeia da Cuada...