quinta-feira, dezembro 22, 2005

Boicote

Há muita coisa que me tira do sério, que me deixa rezingona, a refilar durante tempos infinitos, a espernear e a chamar nomes a muito boa gente. Mas há duas com as quais lido realmente muito mal. Uma são más traduções. É certo que toda a gente comete erros, as gralhas acontecem, por muito que se leia um texto há sempre uma ou outra palavra que escapa... blá, blá, blá. Não sou perfeita e também dou erros, por isso alguns até deixo passar. Mas alguém é capaz de me explicar como é que se instala “um amante de pássaros”? Foi isso que Sorella mandou fazer em Nova Jérsia. Está, tal e qual, na página 64 do “Uma recordação minha”, do Saul Bellow, editado pela Teorema. E já não é a primeira que me acontece. O S. (a quem hoje chamei ‘amor’, atirando com a cabeça contra a parede no mesmo instante em que rezava para que a ligação estivesse suficientemente mal para não se ter percebido...) deve lembrar-se bem da altura em que li o “Psicopata Americano” (da Teorema) e de todas as vezes que me disse, ‘se está assim tão mal não leias’. Se há coisa que me tira do sério são más traduções. Durante três anos boicotei a Teorema, que publicou livros que quis ler, mas que deixei deliberadamente nas prateleiras da Fnac. Boicote a sério!

Outra é que me respondam ‘porque sim’...

4 comentários:

. disse...

É tão estranho quando são as palavras que, de algum modo, nos controlam e não o oposto, não é? Já dei essa mesma cabeçada na parede muitas vezes...

À tua muito válida irritação com más traduções e porque sim's, adiciono algo que também me deixa doente: má legendagem. Passo-me com o abastardamento que uma má legendagem causa na percepção que quem não domina o idioma original terá do filme!

Anónimo disse...

Nos dias que correm, o porque sim é altamente desvalorizado

Carrie disse...

Porque sim é a resposta que eu dou ao Gui, que tem dois anos, para que ele faça o que eu quero. Já nem o Francisco, de sete, vai nessa conversa, quanto mais eu com os meus 19...

Anónimo disse...

19 é uma idade altamente desvalorizada...