segunda-feira, maio 15, 2006

Divã VIII

- Está muito calada, hoje.

- sim, e não é benéfico para mim...

- Então?

- Pago na mesma...

- Paga. À partida paga... mas podemos negociar isto para a semana se preferir adiar o pagamento. Paga duas, em vez de uma consulta.

- E tenho mais tempo para a semana?

- Não.

- Como não?

- Eu não a retenho cá durante uma hora nem a despacho depois disso por mero acaso. O tempo é um bem precioso e temos de saber distribui-lo, ao longo do dia. Você escolheu vir cá, uma hora por semana. Se calhar, amanhã vai querer falar comigo, aqui, e não vai poder. E hoje está calada. Não está a saber gerir o seu tempo...

- É que passei parte do dia a pensar no que vinha dizer-lhe...

- Para quê?

- Para chegar, dizer e ir-me embora, sem mais tempo a perder...

- E está a conseguir?

- Não.

- Imagina porquê?

- Não...

- O tempo que passa a pensar em si não é tempo perdido. Pense em si todos os dias, a todas as horas, se for preciso. Não me importa que corra para me dizer o que a traz cá. Mas preocupo-me se perde a vontade de fazê-lo, quando já subiu a este 12º andar.

A referência mudou-lhe a atitude.
Começou a falar para o ar, quase ao acaso. Naquele dia lembrava-se de um episódio passado num prédio muito alto, quando teve de pensar numa solução para subir - ou não - trinta e tal andares, porque os elevadores estavam avariados. Pensou, em cada piso, que eles ficariam bons, e que entraria num um pouco mais acima. Mas chegou lá estafada, sempre a pé. Os homens só podiam fazer a manutenção ao amanhecer... e aí era tarde demais.

Nesse dia desceu pelas escadas, e saiu do consultório a pensar nisso. A lua estava comida, alta. Mas precisou de demorar-se para pensar nela mais um bocadinho...

5 comentários:

Ladybug disse...

Já pensaste escrever um livro? [Eu compro.]

a dona da gata disse...

Adorava um dia ter tempo e capacidade para fazê-lo...

Carrie disse...

Capacidade tens e o tempo arranja-se sempre...

Anónimo disse...

Este divã é fantástico!! De certeza q não nos queres cobrar???

Ladybug disse...

Faço minhas as palavras da Carrie, e ela (com toda a certeza) conhece-te muito melhor que eu!!
:)
Pensa no assunto... aposto que seria um sucesso!