terça-feira, maio 09, 2006

As primeiras cerejas chegaram ontem na ‘carreira’


[Tenho poucas memórias do tempo em que cheguei. A mais presente é da casa velha. Uma casa grande construída em pedra, janelas brancas de guilhotina. Sei agora que era dos meus olhos, ou de não passar de um pedaço de gente. A casa era uma casa banal. Lembro-me do carvalho velho. Naquela altura, nos meus passos de menina, ir ao carvalho velho apanhar lenha era a aventura do dia. Apanhávamos, eu e a A., pequenos ramos que encontrávamos caídos no chão. Queríamos imitar a minha avó, fazer molhos de lenha atados com um baraço que depois tentávamos equilibrar sobre a cabeça. Lembro-me do caminho de terra batida por onde os meus pais chegavam de tempos a tempos. O caminho que começava à porta da avó B. – dela só me lembro que era muito velha, morreu aos 92, se a memória, também aqui, não me atraiçoa, e de passar os dias na varanda de casa a gritar com toda a gente, morreu aos 92 anos sem muito juízo – e que tinha a meio a mais deliciosa das árvores. Uma cerejeira que na Primavera se enchia de pequenos pontos, primeiro brancos, depois rosa, e por fim bolas vermelho-sangue. Lembro-me de o meu avô me subir para a cerejeira. De pendurar cerejas no cabelo. De comer até ficar enjoada. Ainda hoje é assim. A cerejeira já não existe. Mas na Serra estão desde o ano passado três árvores onde passo horas empoleirada. As primeiras cerejas da Serra chegaram ontem na ‘carreira’. Ainda não pintam os lábios. Não estalam entre os dentes, roliças e carnudas, como só quebram as cerejas da Serra. Mas trazem a promessa de muitas horas bem passadas. De comer até ficar enjoada. Duas-para-a-boca-uma-para-o-balde-duas-para-a-boca-uma-para-o…]

9 comentários:

Leão da Lezíria disse...

Carrie, este teu post transportou-me para um tempo em que tinha uma avó, que tinha uma cerejeira. As cerejas não chegavam na "carreira", mas chegavam na carrinha de alguém que viesse à cidade grande.

Obrigado pelo sabor [logo hoje, que iniciei a minha dieta rigorosa...]

Anónimo disse...

Arranjas-me um saco delas... adoro cerejas... pode ser um daqueles sacos transparentes... daqueles... dos pequenos... vá lá... não precisam de ser muitas, até porque nesta altura ainda só deve haver das pequenas... “pontos brancos / pontos rosa”... porque para as “bolas vermelho-sangue” temos que lhe dar um pouco mais de tempo!!

Põe lá dentro umas quantas, de preferência algumas que ainda tenham a folha... para lhes sentir o cheiro, para lhes renovar o sabor... para as poder comer: duas p a boca-caroços p o cinzeiro-duas para a boca-caroços para o cinzeiro-duas para a boca...!!

Posso contar com “meia dúzia”?

Obrigado por me fazeres recordar as férias de Verão, na aldeia... Qd era um pouco mais puto do que o que (ainda) sou hoje!

_+*Ælitis*+_ disse...

Minha primeira vez aqui. Adoro a serie (alias, adorava), comprei todos os DVDs e é claro que o nome aqui do sitio chamou LOGO a minha atenção!

O conceito de 4 meninas aqui a escreverem (ou menos que isso) tb é super interessante!!

Muitos parabéns a voces!

Quanto a recordacoes, tento nao ser saudosista mas é sempre interessante viver mundos e memorias dos outros.

Beijos

PedroNuno disse...

Carrie, OK, os temas estao a melhorar. Proponho: Solar; Verao; agua; felicidade. Evita carros (por motivos tecnicos...)

Carrie disse...

Leão, diz-nos a Wikipédia que "quando consumida [a cereja] ao natural, tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas", pelo que não me consigo lembrar de nada mais apropriado para uma dieta rigorosa...

Caro anónimo, um pedido desses deixa-me sem resposta principalmente porque as cerejas já acabaram. Agora só lá para o fim do mês. Mas essas tenciono comê-las na árvore, razão pela qual não pretendo partilhá-las. Temos pena...

Elite, bem vinda e volte sempre.

Pedro, mas quanta exigência! Carros não porque?

PedroNuno disse...

Carros nao pra nao te facilitar a vida... ainda copiavas o post anterior...

Aprimazana disse...

Carrie, que linda foto!!!Fiquei presa à imagem.

Anónimo disse...

Cara Carrie,

As cerejas... as tuas cerejas estavam óptimas... mas acabaram ontem!!

E assim sendo...

Anónimo disse...

... e assim sendo, tive que ir à procura de mais, para encher outro saco!

Encontrei ontem mais algumas!

Obrigado