domingo, março 12, 2006

Time out

(...)
- Quer jogar?
- Não, eu não jogo.
- É uma pena. Tencionava apostar o meu restaurante contra o seu carro. Se perdesse, esperava pelo fim das chuvas, atravessava o rio a pé e seguia viagem. Se ganhasse, pegava no carro e voltava para trás, para a vida que deixei...
Eu não queria voltar para trás. Não queria regressar à vida que havia deixado. Hesitei um instante e depois disse-lhe que sim, que estava disposto a jogar, que aceitava a aposta. Os olhos dele brilharam. Tirou do bolso das calças um par de dados muito gastos. Reparei que lhe tremiam os dedos e que tinha as unhas manchadas de nicotina. Venceu-me sem dificuldade. Entreguei-lhe as chaves do carro e pedi um café. Sentia-me de repente muito cansado.
- Então isto é o fim?
- Não. – Respondeu-me Máximo sem perder o sorriso. – Não há fim. O que há são intervalos.

Eduardo Agualusa in Pública

Sem comentários: