terça-feira, fevereiro 21, 2006

33 razões

... numa ordem aleatória:

1 - o riso da minha avó quando lhe conto piadas sobre doenças que invento...

2 - o cabelo dela pintado de cinza, quase nada, mais cabeça que cabelo, embonecada para ir à missa, a uma festa da família ou para a viagem de férias do costume... com laca q.b..

3 - o orgulho que a minha afilhada tem em mim. Não o esconde. E eu venero-a por isso. Sabe mesmo bem ser 'admirada' como uma diva... Chegará aos 15, assim?

4 - a maturidade que ela tem misturada com um pensamento ternamente infantil. Nada está em excesso. E ambas as formas de estar me fazem sorrir.

5 - a maneira como o meu pai pede um whisky cá em casa.

6 - a forma como a minha mãe evita que ele peça um segundo copo.

7 - as gargalhadas do F. quando partilhamos filmes de animação.

8 - os cabelos brancos da F. que lhe dão o tom queque que ela tanto quer evitar recusando pinturas no cabeleireiro. Mas que lhe dão sabedoria.

9 - o marido dela, mais velho de três irmãos, e o tempo que tem para tudo. Mesmo para o que já é repetido.

10 - o do meio e o mau feitio guardado num coração de manteiga que derrete antes do tempo. E a voz dura ao telefone... imitação de actor de western. Ele é que não sabe...

11 - a mulher que para ele (só para ele?) tem (muita) paciência. E uma esperança vindoura que traz consigo. Por meses...

12 - os dentes num riso doce e aos quadrados de uma cabecinha loira que às vezes adormece com o 'Olha a Bola Manel'... Outras vezes não dorme.

13 - o passeio familiar com o dinheiro ganho no 'totoloto' e no 'euromilhões' de um ano inteiro à sociedade... e a sensação de 'riqueza' que isso nos proporciona...

14 - a organização maternal para que isto funcione. Isto, e parte da minha vida.

15 - o entardeceder neste jardim de Belas...

16 - Uma leitura do Ruca às duas da manhã. E não adormeço.

17 - As chamadas acumuladas a que não consigo responder, mas que são sinal de que quiseram falar comigo... e conheço todos os nomes.

18 - o stress antes dos programas e a certeza de que vai tudo correr bem. Mesmo se me irrito com as pequenas falhas.

19 - os projectos para mudar o mundo através de uma caixa cheia de vícios. E o acreditar numa mudança, consciente de que não há milagres.

20 - A segunda família. A santa tia, o eterno (e bom) rabujento, o misterioso e atento primo, a simpática e amiga de sempre, o risonho e a bolachinha.

21 - as conversas sobre cinema, livros, e sobre 'Os Homens do Presidente' quando impera o 'Jameson' e eu não passo da coca-cola...

22 - um banho de emersão com sais antigos e um livro antes de adormecer na água.

23 - os livros que a reforma me permitirá ler. E que acumulo com gosto. Até cheiram...

24 - as bloguistas que um dia me levaram ao local onde sempre tinha ido. Mas que fizeram dessa uma primeira visita. A vontade de querer continuar a ir com elas.

25 - a esperança (e a vontade) de afastar os fantasmas.

26 - a consciência tranquila. E um passado.

27 - as cores de um mar que cruzo para ver uma amiga. E a pronúncia dela quando me vê...

28 - o cozido à portuguesa e a picanha.

29 - as memórias de uma infância feliz e polvilhada de gente. Memórias de cantos e grupos, e orações, e amizades, e promessas e sonhos... os que ficaram dessas andanças. A D., em especial.

30 - as viagens que já fiz, as que ainda quero fazer, e as que nunca deixarei de repetir. Mesmo que apenas as reveja nas fotografias.

31 - o encorajamento vindo de todos os lados, mesmo quando as olheiras já tapam parte do meu rosto. Os que reparam em mim todos os dias.

32 - o meu refúgio com luzes ténues, velas que cheiram, música que toca, e agora este portátil... sozinha.

33 - saber que posso encontrar mais razões para continuar.

4 comentários:

Leão da Lezíria disse...

A principal razão és tu, Samantha. És a razão pela qual tudo vale a pena. E vale mesmo...

Leão da Lezíria disse...

Ela cria dizer imersão, Miranda. Paça a vida a currigir-me a hortorafia e depois dá calinadas dextas...

a dona da gata disse...

A verdade é que ambas as expressões estão correctas. Emersão é o acto de emergir... sair da água. Ou seja, eu até posso imergir, ficar mergulhada por uns momentos, mas é quando deixo o corpo a boiar, a emergir, que me sinto melhor. Porque respiro.

E estou sempre disponível para ser corrigida.
É verdade que odeio erros ortográficos!

Carrie disse...

Aleatória ou não, reparo que nós aparecemos em 24º lugar. Acho mal. Como vingança proponho nova viagem ao Piódão. Mereces passar pelo mesmo martírio outra vez.

Banhos de emersão ou de imersão, tanto faz, desde que os tomes! E já agora... que tal arranjar uma vida própria? Há mais vida além da caixa, sabias?