quinta-feira, julho 20, 2006

Insónia

- Toma um comprimido para dormir, disseram-me ao telefone.
- Não quero. Habituo-me. E isto também há-de melhorar, quando a enxaqueca me largar.

Mas penso agora que talvez não. Não, porque as insónias continuam a fazer parte das minhas noites, juntamentente com as noites mal dormidas quando finalmente adormeço. Ou há-de ser uma coisa, ou outra. Já falei disto aqui, uma vez...

É à noite que me chegam todos os pensamentos de um dia, de uma vida, de um passado. É à noite que descubro tudo o que não fiz, tudo o que não planeei, tudo o que correu mal, tudo o que não evitei, tudo e mais alguma coisa, mas apenas o tudo que me descontrola, me faz mal, que me faz perder o sono. 'A noite é boa conselheira', dizem. Sim, se a temos. Mas se ela se torna dia, que conselhos nos dará?

A noite podia ser mais longa, para podermos aproveitar a parte que não dormimos, nós, os preocupados; nós, os que não deitamos a cabeça descansada na almofada; nós o que achamos que às três da manhã ainda não é tarde para adormecer, nós os que vemos na noite uma parte do dia que é tão clara como qualquer manhã.

Perceber-me-á quem, como eu, sofre destes incómodos nocturnos, que se revelam na manhã seguinte com a dificuldade de acordar, com os olhos pesados, com a dor nas pálpebras, com as pernas cansadas... E se vivesse noutro fuso horário? Talvez estivesse melhor do outro lado do mundo. Ou talvez seja o meu mundo que continua ao coontrário.

Ou talvez seja melhor criar hábitos, de uma vez por todas, para estas malditas insónias atenuarem. Para poder descansar quando tudo pára, quando já ninguém pode falar comigo ao telefone, quando só um blog serve para despejar os meus pensamentos, quando só um blog serve para fazer de conta que estou acordada porque tenho tanto para dizer.

Não tenho nada, como se lê. E tenho quase tudo... misturado na minha cabeça.
Direi 'até amanhã'?

1 comentário:

ana disse...

nunca tive insónias, não sei de que se trata, como é. tive uma vez, mas percebi porquê, acho que isto é mais recompensador.

daquilo que percebi parece que tens uma espécie de sentimento de culpa pelo nao vivido.
será que funciona fazeres uma lista com o que queres fazer num determinado dia (não sendo muito muito exigente) e chegares ao fim do dia e puderes olhar para essa lista de to dos toda riscadinha e ficares melhor contigo e dares-te um merecido sono?

se chegares a experimentar diz depois se funciona.

da minha parte não me importo de que escrevas posts destes meanwhile
;-b