sábado, março 15, 2008

Da Beleza

Dobro os 35 anos com problemas da adolescência. Olho para o espelho e não gosto do que vejo. Reparo nas rugas junto à boca, de expressão, talvez de sorrir, talvez de chorar. Vejo as sobrancelhas coladas ao olhos, recortadas numa forma que me aborrece. O cabelo desfiado e fraco, com um corte que nunca me agrada; a pele rosada onde e quando não deve. Sinto o peito descaído mesmo sem ter amamentado, e cai sobre as dobrinhas da barriga - 3, conta o R. com graça - e pareço uma mulher que nunca andou direita, erecta. Os meus pés são horríveis e as mãos têm demasiadas peles à volta das unhas. Ancas largas, rabo alargado pela gordura acumulada. Joelhos grossos e pernas com celulite. Já lá vai o tempo em que havia uma ou outra coisa que gostava em mim. Já lá vai... O R. diz-me que temos de trabalhar a minha auto-confiança. Mas para mim isto é apenas um retrato da realidade. Eu nem leio revistas de moda e afins mas, confesso, quando uma me passa pelos olhos fico pregada àqueles corpos delineados, àqueles rostos bonitos, àqueles cabelos soltos e saudáveis. Mesmo que haja um pouco de photoshop, alguma coisa tem de ser verdade. A S. foi há pouco tempo capa da GQ. Está linda. Mesmo. E ela é assim: bonita, calma, doce, uma mulher dos diabos! Podia não me importar com isto, mas quando o espelho me reflecte penso duas vezes. Não é por causa dos outros. Se gostam de mim, ou não. Porque gostam, eu sei. É por causa de mim. Por causa do meu olhar, por causa da minha postura perante o que sou. E o que sou, assim à vista, é muito pouco...

5 comentários:

Carrie disse...

Não precisas de uma lipoaspiração. precisas de óculos. Pelos menos se a S. é quem eu penso. Da última vez que a vi estava com um ar gasto, pele de velha, sem brilho nenhum. Também podia ser a tv que estava avariada, mas duvido...

Chatterbox disse...

O que tu és, assim à vista..., é muito melhor do que o que estás a ver!
Palavra!

Rosa Negra disse...

Samantha, se não gosta(s) do que vê(s) no espelho, está na altura de fazer algo para mudar isso. Parece conversa da treta, mas não é. O primeiro passo é o mais difícil, depois o corpo começa a reclamar a hora no ginásio, o estômago ressente-se se abusamos dos fritos, e já não olhamos todos os dias para o cheasecake, porque simplesmente não nos apetece. E a auto-estima aumenta, porque a imagem do espelho vai começar a sorrir :)

a dona da gata disse...

E eu que adoro cheasecake... Mas, sim, há por aqui uns hábitos que tenho de mudar. E a cabeça também, Chatter... obrigada! Carrie, a S. é quem tu pensas. Sim, queimada do sol fica uma velha, tens razão. Mas ainda assim, invejo-a (sem maldade). Mas isto passa...

LurdesMartins disse...

Mas o que mostras ser aqui é excelente! Espero que compense...
Beijinhos grandes