domingo, março 09, 2008

No Rio I

Estavam 34º quando passeámos pela Visconde de Pirajá, esta manhã. Dormi mal e senti os efeitos do jet lag. Os sonhos maus encheram-me a noite e o ar condicionado foi desligado por causa do barulho. O R. ressonava baixinho. Tomámos o pequeno-almoço no 'Café dos Autores' onde fui surpreendida com um brownie embrulhadinho em celofane e com um laço. Por ser Dia da Mulher, disse o empregado. O Café dos Autores é uma das muitas livrarias do Rio de Janeiro. E, como todas, tem um café. Ambiente simpático, docinhos, crepes e variedade de bebidas. É o ideal: boa comida e livros em volta. O que mais posso querer para acordar?

A C. nasceu às 6 da manhã. Recebi a mensagem com um sorriso. É a terceira filha dos meus primos mais apertados. Combinei com a mãe ficar com a criança para mim. Assim de brincadeira. Eles já têm dois! E eu nada. Está tudo acertado: ela dá-lhe de mamar por uns tempos e depois dá-ma para sempre! Como uma mãe de aluguer, igual à do filme que vi ontem no avião, o 'Juno'. Mas eu quero uma criança minha, pensei. Então fala com o Pandas. Falei. Aguardo resposta. A C. pode ficar com os pais verdadeiros.

A Visconde de Pirajá estava cheia de gente de hawaianas e calção, biquini e saia curta. É Verão. No Rio a gente é boa e maioritariamente pobre. Não há roupas de marca - tirando o pólo Pierre Cardin do R. - e todos parecem saídos de uma caixa de sapatos usados. É quase tão comovente quanto triste. Andámos às compras. Escusado será dizer que já ganhei uns quantos presentes. Ele mima-me. Mais uma loja, mais um presente de Dia da Mulher. Levam isto a sério, por cá. Almoço na Espelunca, espetinho de mignon, que é como quem diz uma espetada de carne de vaca.

O JMM deixou o Cavaco Silva para jantar connosco. Fomos ao mítico Bracarense, onde se come, segundo o R., o melhor fillet do Rio de Janeiro. Concordo. Muitos garotos depois - e um suco de maracujá para mim - conversa fiada e esplanada cheia. Ambiente carioca. Valeu a pena ter vindo!

5 comentários:

Unknown disse...

Que inveja! O Rio de Janeiro é sem dúvida um dos meus destinos de sonho...

Rosa Negra disse...

Desculpem a redundância, mas só consigo dizer uma coisa: "inveja é coisa (muito) feia". :)

dade amorim disse...

Bem-vinda à minha cidade, Samantha!
Estou feliz por você gostar do Rio, tão mal-falado por muitos de seus próprios filhos.
Bom passeio e divirta-se muito.

Unknown disse...

Rosa negra:

Não duvido que seja uma coisa muito feia, mas tb não tenho grandes dúvidas que sentes o mesmo do que eu! LOL

Rosa Negra disse...

Free speaker

Pois tenho, muita! :)