domingo, março 16, 2008

Mudança [ii]

"Ele fitou-a. Ao fim de algum tempo, disse: A questão não é sabermos onde estamos. A questão é pensarmos que chegámos a esse lugar sem levarmos nada connosco. As tuas ideias sobre começar de novo. As tuas ou as de qualquer outra pessoa. Ninguém começa de novo. Eis o fundo da questão. Cada passo que damos é definitivo. Não o podemos apagar. Nem um bocadinho. Percebes o que eu estou a dizer?
Acho que sim.
Eu sei que não estás a perceber, mas deixa-me tentar mais uma vez. Tu pensas que, quando acordas de manhã, o dia de ontem não conta. Mas o dia de ontem é tudo o que realmente interessa. Que mais existe? A tua vida é feita dos dias que a compõem. Nada mais. Talvez julgasses que podias fugir e mudar de nome e mais não sei o quê. Começar de novo. Até que certa manhã, acordas e olhas para o tecto e adivinha quem ali está estendido?"


Este país não é para velhos, Cormac McCharthy

Sem comentários: