sábado, agosto 12, 2006

Carrá

Arsène chama-lhe Carrá e assina t-shirts com o logotipo (um enorme lagarto), o mesmo que também está na cabeça da holandesa que serve às mesas do micro-bar. É um lagarto pintado, tatuado, numa cabeça rapada de propósito para o animal, porque o resto, também pintado - e espetado - é cabelo louro.

Arséne é o dono da loja de camisas e calções, saias e outros objectos ou peças de roupa sempre com motivos étnicos. E também aluga casas, na Carrapateira. Ou, simplesmente, Carra...

De manhã a praia estava submersa pelo nevoeiro. O calor chamava ao mergulho imediato nas águas quentes, e hoje, pouco dadas ao surf. Mar estável, sol lá em cima das nuvens escuras, humidade relativa, praia quase no ponto. E depois foi-se, esse fumo natural, e o calor acentuou-se, obrigando a mais banhos e a um protector mais forte. Solar.

Eu não conhecia a Carrapateira e fiquei apaixonada. Fica num Algarve cheio de estrangeiros mas que são habitantes, não turistas. Fica num Algarve sem portugueses ricos, mas que alugam pequenas casas e não se importam, fica num Algarve que diz quem pode, não é Algarve, porque é Costa Vicentina. E aí é que estão as boas praias.

Areia branca, acessos escanzelados porque não interessa chegar facilmente. Mar bruto de manhã - porque a lua encheu, esta semana - maré vazia já de tarde, quando um hamburguer ou uma tosta de atum já tinham preenchido o lugar de almoço. O sol punha-se tarde. E como se punha lindo, a fazer de propósito, ocupando todo o mar, para que todos pudessem ver: os estangeiros, os portugueses, os surfistas, os simples banhistas, os homens do bar...

Digam o que disserem, a alma ainda se enche quando conhecemos sítios assim.

9 comentários:

Miss Kin disse...

Fornece lá uma informação sff, o sr tem contacto, ou tem q se chegar lá e logo se vê?

PedroNuno disse...

Eu por estas bandas, quando me perguntam para onde hao de ir nas férias em Portugal, mantenho um respitoso e egoísta silencio sobre a Costa Vicentina. Vamos arruiná-la de qualquer forma, porque o que é bonito, mais tarde ou mais cedo, é invadido por hordes. Valha-nos por enquanto a falta de investimento. Aproveitemos, sem abusos, as mais fantásticas praias da Europa. E.... shhhiuuu... Boas férias :)

a dona da gata disse...

Tem contacto... mas eu não o tenho. Fui para casa de uns amigos e eles é que alugaram a casa. Se o interesse se mantiver posso adiantar o número daqui a uma semana, quando eles regressarem....

Miss Kin disse...

Se conseguires o nº, agradecia! ;)Tks!

Anónimo disse...

Há alturas em que fazias bem melhor se estivesses sossegada.
Se conhecesses a Carrapateira há mais tempo garanto-te que nunca terias escrito este post.

Goiaoia disse...

Foi precisamente o que me ocorreu e por isso é que não o tinha comentado. Ainda assim... estás a ser um bocado duro, ó anônimo.

a dona da gata disse...

Caro anónimo, é ingénuo pensar que a Carrapateira ainda é um sítio sem gente, longe do alcance dos turistas... e também me parece que o turista de Albufeira e de Vilamoura não quer passar férias numa Carrapateira sem festins à noite.

dkin, a casa que os meus amigos alugam já está alugada... para o ano. Pelos vistos todos funcionam assim. Mas sugiro-te que igues para um estabelecimento comercial de lá, um qualquer, e tentes a sorte.

Goiaoia disse...

Sem dúvida... mas nem só de Algarve vive o Verão, e, igualmente, os trabalhadores da construção naval Alemães (entre outros) não são os únicos turistas do algarve-albufeiraco-farónico-e-portimânico dos meses de julho e Agosto. Isto porquê?
Conheci Porto Côvo muito muito antes do Rui Veloso se por para aí a cantar. Tudo bem, não tenho problemas mesquinhos, acho que tudo é para todos. Só que, já não é bem para mim. ainda lá voltei mais umas poucas vezes (por causa da Zambuzeira e de umas noites muito especiais que lá houve à um (sublinho) porradão de anos, mas agora já esqueci. É muita "onda", muita festa e "muita" jovem a partir chocos, charros e charrafas. E é um dos motivos pelo qual nunca fui ao Super Sudoeste... Mas praias daquelas ao quase ao pontapé. Para se... num é estragarem que quero dizer, é... massificarem, isso., ou ... (já me perdi) É preciso só que se fale MuitO, mas mesmo muito, nelas. Ainda não é o caso. Agora, Zambuzeiras e afins... (desculpem-me lá, mas aquilo é território queimado!) não foram tomadas de assalto por turistas da Quarteira,... bom, e nem só por amantes de Rui Veloso. Foram tomados por "Robénes" e outros maláicos.

Para mim férias é descanso. Mesmo! Paz de espírito e essas coisas. Daí que... ainda vou tendo muito por onde me mexer. Acreditem, ele ainda há por aí bastantess Carrapateiras e Salemas, nas mais diversas latitudes'inhas nacionais. Para terminar, em Tróia começa a maior extensão areal da Europa. Tudo aquilo até lá baixo, Sines, é só uma praia. Têm ideia??!? Da quantidade de sítios incríveis que ain se encontram ao V. dispor? Vosso! Para as gerações vindoras é que já vai ser mais díficil. E os rios?? que é que é feito deles? E o campo? Já ninguém gosta? E as serras... Quantos aqui é que já foram ao Marvão? "Sintra do alentejo" (dizem eles, por acaso acho o título muito infeliz...)

Miss Kin disse...

Tks na mesma. Beijito