sexta-feira, agosto 04, 2006

Diário de Bordo V - Ainda Berguedá




Lá fora jogam o Ricardo e o 'Vítor Baria', nomes emprestados a pai e filho que são também o meu sobrinho de 4 anos e o meu irmão do meio. Algo me diz que o jogo não vai acabar bem porque o Vítor Baria apresenta cansaço e o Ricardo faz birras sempre que lhe marcam golo.

Cá dentro, na grande tenda, actualiza-se o blog.

Hoje foi um dia de comboios e de alguma aprendizagem. Depois do duche e do pequeno-almoço fomos a caminho do Museu de les Mines de Cers, uma terriola aqui próxima que cresceu à conta do trabalho nas minas. A visita deu direito a uma voltinha nos comboios dos mineiros, e a uma melhor compreensão de como viviam famílias inteiras há cerca de um século. Deu também para perceber que ser jornalista não é nada, comparando com a tarefa de mineiro. E o barulho dos teclados ou dos colegas mal-dispostos nunca competirá com o das máquinas dos mineiros; e o fumo nas redacções não verdes nunca competirá com o pó; e os bunkers sem janelas onde trabalhamos nunca competirão com uma mina de vários metros, oito horas por dia sem uma nesga de luz. Bem vistas as coisas: temos sorte.

O almoço foi à beira da estrada. Mas ninguém nos conhece e há muitos dias que o único português que se ouve é o nosso. Sem lamentações...

À tarde fizemos o percurso do Ferrocarril de L'Alt Llobregat, um pequeno passeio num comboio descoberto, tipo infantil, que passa inclusivé numa zona de jardins construídos pelo Gaudí. A tarde terminou na piscina aqui do Parque e vamos agora jantar a um sítio onde serei eu a pagar. Esta viagem tem-me custado zero e vou tentar uma pequena compensação a esta família de apoio. Nada que o meu orçamento pós fim-do-mês não resolva com algum facilidade.

A partida, já o disse, é amanhã. Vou sentir falta do loirinho a dormir ao meu lado agarrado a um cão de peluche com um só olho; vou ter saudades da montanha, da piscina e dos banhos. Vou ter saudades dos pique-niques e das meias-de-leite. Vou ter saudades da vida no campo. Vou ter saudades destas férias...

E talvez fique por aqui, esta espécie de Diário de Bordo.

2 comentários:

dondoca disse...

Só para dizer que continuo assidua e a gostar,
mas sem inspiração ou tempo para comentar.

Unknown disse...

hoje descobri este excenete espaço dedicado à escrita e ao humor,
prometo voltar...porque fiquei agarradinha a vós...
um abraço de terras do sul
( mais sexo que praia... )